CRC: O que é, pra que serve e como verificar

O que é:

O CRC(Cyclic Redundancy Check) consiste nos 8 caracteres hexadecimais incluídos no final do nome dos lançamentos do Fansub.

Pra que serve:

Para verificar a integridade do arquivo.

Como verificar:

Para verificar será necessário o programa CCCP Insurgent que pode ser baixado gratuitamente no site da CCCP.

CCCP Insurgent não é instalável, ou seja, é só baixar e usar.

1º Passo:

crc-o-que-e-pra-que-serve-e-como-verificar-parte-1

Abra o CCCP Insurgent e clique na aba “Tools”.

2º Passo:

crc-o-que-e-pra-que-serve-e-como-verificar-parte-2

Clique em “CRC Check…”.

3º Passo:

crc-o-que-e-pra-que-serve-e-como-verificar-parte-3

Selecione o arquivo que deseja verificar e clique em “Abrir”.

Aí é só aguardar que o programa irá verificar o arquivo e dará o resultado.

crc-o-que-e-pra-que-serve-e-como-verificar-parte-4

Como podem ver na imagem, o resultado dá os mesmos caracteres incluídos no final do nome do arquivo. Caso o seu teste dê um número diferente do que está no nome do arquivo, significa que seu arquivo está corrompido. Aí várias coisas podem ter ocorrido, como por exemplo: arquivo corrompeu ao baixar, corrompeu quando upei, etc. A melhor coisa a se fazer é baixar de novo, que muitas vezes corrompe ao baixar.

4 pensou em “CRC: O que é, pra que serve e como verificar

  1. JuB

    Assim, eu renomeio os animes que baixo desse forma, ex: No Game No Life – 01 [BluRay-1080p]. Claro que a resolução é referente a qual eu baixei. Mas o que eu queria saber é, se caso o arquivo baixar totalmente normalmente significa que está tudo okay, está fora de cogitação ele estar corrompido??… O episódio corrompido, ele não é reproduzido normalmente?… Já que eu renomeio todos os arquivos para o exemplo acima, para eu verificar o CRC de alguns que estão comigo a mais tempo embora ainda não os assisti, eu teria de usar o programa e conferir o CRC no site de download do arquivo, ou não seria necessário??

    Responder
    1. JiraiyaOwned Autor do post

      O arquivo pode ter sido corrompido antes de ser upado ou mesmo no ato do upload, então sim, mesmo baixando ele inteiro é possível que esteja corrompido.
      Sobre a reprodução, isso varia, algumas vezes pode reproduzir, outras não. Por exemplo: Quando se baixa um vídeo por torrent, ele não necessariamente baixa primeiro o começo, ele vai baixando uma parte aqui, outra ali. Então mesmo não estando completo, certas vezes é possível reproduzir, mas será com falhas.
      Caso tenha renomeado e queira verificar o CRC, terá que usar o programa e conferir se bate com o CRC constado no nome original do arquivo.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *